Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 01, 2009

Aprenda sobre o seu Relógio Biológico

A cada duas horas, uma parte do corpo descansa. Saiba o horário de descanso de cada parte do seu corpo:

1h às 3h - fígado
3h às 5h – pulmões
5h às 7h – intestino grosso
7h às 9h – estômago
9h às 11h – baço-pâncreas
11h às 13h – coração
13h às 15h – intestino delgado
15h às 17h – bexiga
17h às 19h – rins
19h às 21h – construtor cardíaco
21h às 23h – aquecedor triplo
23h às 1h – vesícula biliar

OBS: Note que há alternância entre um órgão e uma víscera a cada duas horas. Cada órgão controla um tipo de sentimento:

- fígado: raiva
- rins: medo
- pulmões: tristeza/depressão
- coração: alegria/euforia/agitação
- baço/pâncreas: preocupações.

Esquema resumido, apresentado pela Dra. Norma Noriko Yamamura Honda especialista em Medicina Chinesa, em curso em São Paulo (SP).

12 comentários:

  1. ESSA MINHA ENFA QUERIDA!!
    PARABENS PELAS ABORDAGENS!! SAIBA QUE NUNCA ESQUECEREI TEUS ENSINAMENTOS.
    BEJIM

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Keri!Rsrsrs
    Obrigada pela visita e pelo carinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amada1 Vc é uma das minhas gratas surpresas, pois a cada palavra sua, aprendo cada vez mais.
    Parabéns.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Carla adorei, assim vou observar melhor meu estado de ânimo rsrsrsrsrs. Com certeza vou passar muitas vezes por aqui foi uma dica preciosa!!!!!! Bjussssssss... MÁRCIA SANTOS.

    ResponderExcluir
  5. Bah!!Tô frito então,o horáriozinho ruim para o meu fígado descansar..Mas tudo bem, eu espero ele acordar..UahUahUah
    Agora sem brincadeira, ficou 10 essa página da Web.

    ResponderExcluir
  6. Fa, Márcia e Hanev,

    suas visitas sempre serão preciosas, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    sou terapeuta naturalista e gostaria de saber mais sobre este esquema de horários q vc colocou no orkut. Tudo bem, pela ótica dos elementos é mt interessante , podendo ver estes horários como horários propensos ou não a certas emoções, embora naõ tenha interpretado muito bem. O que seria o descanso? Um bom horário para tratar a síndrome relacionada àquele órgão? teria alguma relaçaõ com isto? Também fiquei agora numa situação... e o café da manhã? 7 às 9 sendo um horário de repouso do estômago, deveria ser entao, um momento de jejum.
    E em relação ao relógio biológico? E as pessoas que já se adaptaram a determinados horários? O organismo não se adaptaria também?

    Bem, são muitas perguntas, não é? rsrsr. Mas se vc tiver a bibliografia da qual a palestrante se baseou ou outra fonte, me indica, que me interessei bastante pelo tema.

    Parabens pelo blog

    Lorena Sandes

    ResponderExcluir
  8. Há ! uma dica para quem gosta de se estender sobre o assunto e de pesquisar. Tem um site ótimo, de troca de livros, em todas as áreas.
    http://www.trocandolivros.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lorena!!
    Obrigada por participar deste blog. Bom vamos por partes. Quando se fala de descanso, a referencia é ao período onde estes orgãos ficam mais lentos em sua atividade no metabolismo basal. O ciclo metabólico diário é chamado ritmo circadiano e envolve os ciclos de sono e vigília, produção hormonal, atividade do aparelho digestório, regulação térmica, propensão a patologias e inúmeros outros processos que acontecem, diariamente, nos seres vivos. Este ritmo dura cerca de 24 horas e cada um dos processos regulados pelo relógio biológico se repete dia a dia, aproximadamente nos mesmos horários. A Cronobiologia nos esclarece que o corpo humano tem hora para tudo: existe um horário do dia em que sentimos menos dor, um horário onde estamos mais propícios para realizar exercícios físicos e até um horário onde estamos mais sensíveis ao prazer das relações sexuais. No entanto, esse “relógio biológico” é individual de cada organismo e, portanto não podemos torná-lo comum para todos os indivíduos.
    Se quiseres podes buscar maiores informações no site www.bireme.com.br, lá vc encontrará algumas dissertações de mestrado sobre a cronobiologia humana. Te indico também o livro Medicina biodinâmica, a força vital, suas patologias e suas terapias do autor Paolo Bellavite.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se a mudança de fuso horário, modifica o bioritmo? E qual a relação com os efeitos Jet lag?

    ResponderExcluir
  11. Sim Leti, a mudança súbita para um outro lugar, um fuso horário diferente do que vc reside, perturba logicamente, o ritmo diário do corpo humano. Não só o ciclo normal entre estar dormindo ou acordado é interrompido, como também o decurso normal de inúmeras funções do corpo que trabalham segundo um ciclo de 24 horas. Os sintomas do jet lag são mais fortes após a realização de uma viagem com destino ao Oriente que ao Ocidente. A razão para esta diferença reside no fato de o relógio biológico humano tender a adaptar-se melhor a ritmos de duração maiores a 24 horas. Assim, ao voar de Este para Oeste (ex.da Alemanha para os EUA), o seu dia torna-se maior, o que se adapta melhor ao ritmo biológico. O organismo humano adapta-se ao novo horário cerca de 20% mais rapidamente que após uma viagem de Oeste para Este (ex.Alemanha para a Tailândia), uma vez que viajar para o Oriente significa a perda de várias horas. O organismo humano tem mecanismos de defesa (fisiológicos por exemplo), que buscam manter a sua integridade e diante de quaisquer alterações que o organismo sofra, a ideia sempre será a mesma, de mante-lo a um estado, o mais próximo daquilo que ele está acostumado.

    ResponderExcluir
  12. perfeito!!!
    Amei...
    Vai ajudar muito no meu trabalho!!!
    BRIGADÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir